E a vaca é de quem? ...


  •   No Capitalismo-  De quem possui o capital (dinheiro) para comprá-la e usá-la como quiser.
  •   No Socialismo-  Do Estado que vai tentar dividi-la igualitariamente.
  •   No Comunismo-  Do povo, que a dividirá em partes iguais. 


Capitalismo-  Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.

SocialismoSocialismo é uma doutrina política e econômica que se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobresKarl Marx, um dos principais filósofos do movimento, afirmava que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada. O Socialismo seria uma fase intermediária para se chegar ao Comunismo, portanto  o Estado  é o dono dos meios de produção e tenta dividir da forma mais igualitária possível os frutos desse trabalho com a sociedade. 


Comunismo-  Comunismo pode ser definido como uma doutrina política e econômica que estuda condições de libertação do chamado proletariado (classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital). Uma característica básica desta doutrina é que os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc.) são disponíveis ao público, abolindo-se a propriedade privada destes.No comunismo, as classes sociais não teriam razão de existir, e a coletividade viveria de maneira comunal, ou seja, trabalhando e compartilhando o resultado de seu esforço. Tal estágio será atingido inevitavelmente após a experiência com o capitalismo acabar por revelar o seu natural desgaste.


Comentários