Grécia Antiga - Localização e Formação

  
    Quando falamos da Grécia Antiga a primeira coisa que temos que destacar é a importância de se estudar sobre os gregos que nos deixaram uma herança cultural imensa: a democracia, a política, a cidadania, o teatro, a filosofia, as olimpíadas, vários termos no nosso vocabulário se originaram do grego, etc. Note que a Grécia Antiga é  tema recorrente em filmes, séries, desenhos, jogos de videogame,etc...tamanha  sua relevância e influência na cultura ocidental. 

      Mas onde  ficava localizada exatamente a Grécia Antiga? 

     A Grécia Antiga compreendia uma região chamada Hélade (por esse motivo os gregos eram conhecidos também como helenos) e ocupava o sul dos Bálcãs (Grécia continental), a Península do Peloponeso (Grécia peninsular), as ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular), além das colônias na costa da Ásia Menor e no sul da Península Itálica (Magna Grécia). 

      É importante também entender como a geografia dessas regiões influenciou muito no modo de vida dos povos que ali se fixaram, pois essa região era cheia de montanhas que dificultava bastante a comunicação, isolava os locais, o próprio clima  mediterrâneo também dificultava a agricultura além do fato que esse território também possuía poucas áreas férteis, boas de plantar. Tudo isso vai fazer com que na Grécia não se formasse um país, um território unificado,  o que tínhamos na Grécia eram cidades-Estados independentes, cada uma ali com seu governo e autonomia própria. No entantose esses povos não formaram um território unido, como podemos chamá-los todos de gregos?

   Esses povos apesar de viverem ali cada um nas cidades- Estados Independentes compartilhavam algumas coisas  entre si, eles tinham ali coisas em comum que nos permite chamá-los de gregos,  como por exemplo: costumes, crenças religiosas e principalmente a língua, todos falavam grego.

      Essa região da Grécia Antiga  foi ocupada ainda lá no período Neolítico cerca de 70 mil anos atrás por grupos de pastores seminômades conhecidos como pelasgos que depois foram absorvidos e dominados por outros povos. Porém vai ser só no século II a.C. que chegaram nessa região os povos que darão origem  ao gregos. Mas vale lembrar que antes desses povos chegar já havia ali uma civilização estabelecida na Ilha de Creta, os cretenses dominavam o comércio marítimo do Mediterrâneo e eram também chamados de minoicos. Essa civilização também é famosa na História pela construção de palácios grandiosas como, por exemplo, o de Cnossos.

   Enquanto ia tudo bem com os cretenses, chegaram na região do Peloponeso um povo de origem indo-europeia, os aqueus, esses aqueus se organizavam em comunidades agrícolas familiares chamadas ghenos, onde as terras eram de todos só que havia um líder, o patriarca, que era ali um senhor mais velho que era muito respeitado dentro do ghenos. Esses ghenos com o tempo cresceram e  alguns se tornaram cidades-Estados como, por exemplo, Micenas, é daí que vem o nome da civilização que esses aqueus formaram: Civilização Micênica.  É nessa parte da História que temos a famosa Guerra de Troia,  (do rapto de Helena, do cavalo de Tróia,  já ouviram falar?). Por volta  de 1400 a . C. muitas catástrofes naturais atingiram a Ilha de Creta deixando-a bem frágil. Muito espertos os aqueus se aproveitaram disso e invadiram Creta  fundando ali a Civilização Creto-Micênica.

   Chegaram também nesta região mais alguns povos: os jônios e os eólios, que vão conviver bem ali com os aqueus, em harmonia. Tudo estava indo bem, a população prosperando, no entanto, eis que chegaram na região os dórios, um povo guerreiro, que conhecia o ferro, e foi responsável pela destruição da Civilização Creto-Micênica, eles conquistaram o Peloponeso e a Ilha de Creta, mudaram várias coisas, destruíram cidades, parte da população que vivia ali se dispersou,  fugiu procurando um lugar melhor, essa foi a Primeira Diáspora Grega, ou seja, esse deslocamento forçado para colonizar outras regiões da Grécia levando os ghenos a outros locais, e esses ghenos vão dar origem novamente a polis (a cidade-Estado grega).

      Porém, houve um problema, pois com o ferro trazido pelos dórios, a produção agrícola foi melhorada, e comendo melhor a população começou a aumentar o que ocasionou sérios problemas, pois lembre-se que havia poucas terras férteis que tiveram que ser repartidas, onde os parentes do patriarca acabaram por receber  as melhores terras, e  surgiu na Grécia toda uma divisão social, em torno dos que tinham terras (grandes, médios e pequenos proprietários), só que por muitas vezes os pequenos proprietários por terem terras ruins acabavam se endividando e se tornavam escravos ou ficavam sem suas terras e iam embora oferecendo seus serviços aqui e ali, tornando-se comerciantes ou piratas e se fixando ao redor das acrópoles, (que eram ali altares para os deuses cercados de muralhas), com o tempo as cidades-Estados foram se formando ao redor dessas acrópoles,  essa foi então a Segunda Diáspora Grega. 


     Até esse momento  passamos por 2 períodos da História Grega: O Período Pré-Homérico (com a fixação dos primeiros povos que formaram os gregos)  e o Período Homérico (com os ghenos e a formação das cidades-Estados) no nosso  próximo resumo conheceremos o Período Arcaico e abordaremos  Esparta e Atenas, fiquem atentos! 


Comentários