Questões de Vestibular Comentadas- Mesopotâmia


1- Questão 21 473900 -IFRS 2018/1  História História Geral: Antiguidade Oriental 

Leia o trecho a seguir:

O que diz o primeiro documento escrito da história
Na Antiguidade, acreditava-se que a escrita vinha dos deuses. Os gregos pensavam tê-la recebido de Prometeus. Os egípcios, de Tot, o deus do conhecimento. Para os sumérios, a deusa Inanna a havia roubado de Enki, o deus da sabedoria.
Mas à medida que essa visão perdia crédito, passou-se a investigar o que levou civilizações antigas a criar a escrita. Motivos religiosos ou artísticos? Ou teria sido para enviar mensagens a exércitos distantes?
O enigma ficou mais complexo em 1929, após o arqueólogo alemão Julius Jordan desenterrar uma vasta biblioteca de tábuas de argila com figuras abstratas, um tipo de escrita conhecida como "cuneiforme", com 5 mil anos de idade [...].
As tábuas estavam em Uruk, uma cidade [...] das primeiras do mundo - às margens do rio Eufrates, onde hoje fica o Iraque. Ali, desenvolveu-se uma escrita que nenhum especialista moderno conseguia decifrar.

Disponível em: ˂http://www.bbc.com/portuguese/geral-39842626˃ Acesso em: 04 set. 2017.


De acordo com o trecho, podemos identificar que o texto está tratando do modelo de escrita antiga desenvolvido


a)    no Egito do período faraônico.

b)    na China anterior ao primeiro imperador.

c)    em uma das primeiras civilizações da Mesopotâmia.

d)    na Anatólia do período bíblico.

e)    na Grécia dos tempos homéricos.



2- Questão 47 145657 -URCA 2017/1  História História
Geral: Antiguidade Oriental  Sugira

Sobre a região da Mesopotâmia e os povos que se desenvolveram naquela região dando origem a importantes sociedades da Antiguidade Oriental é correto afirmar: 


a)  A Mesopotâmia, importante vale entre o Nilo e o Eufrates, pode ser dividida em duas partes: a Alta Mesopotâmia, mais montanhosa, e a Baixa Mesopotâmia, região extremamente plana.


b) Os grandes rios da Mesopotâmia têm enchentes bastante regulares, sendo as águas que descem suavemente das montanhas o principal agente responsável pelo processo de fertilização dos vales mais baixos da região.


c)  Tanto na agricultura como no artesanato, a produtividade era bastante alta, o que exigia um baixo uso de trabalhadores, consequentemente uma boa parte da população era liberada para se dedicar às artes, à filosofia e aos conhecimentos científicos e à política.


d)    Ao domínio Neobabilônico sucedeu-se o Império assírio, época na qual os templos tiveram papel fundamental na economia, sendo o principal possuidor das terras cultiváveis;


e) A agricultura de irrigação, ao permitir o aumento demográfico e a produção de excedentes, foi condição necessária para o surgimento das civilizações na Mesopotâmia.



3- Questão 53 410243 -URCA 1° Dia 2015/2  História História Geral: Antiguidade Oriental 


Sobre as sociedades que se desenvolveram na Antiguidade na região que os historiadores passaram a denominar de Crescente Fértil, assinale a alternativa correta:


 a)   Das causas diversas que possibilitaram o surgimento das civilizações do crescente fértil, às margens dos rios Nilo e Amarelo, merece destaque o fator geográfico, com destaque para a fertilidade do solo e as condições climáticas;
 


b) Dentre os padrões mais complexos destas sociedades que fizeram com que os historiadores chamassem de civilizações merecem destaque: a invenção da escrita e de calendários, a religião monoteísta em todas elas, o estado centralizado, o comércio e um relativo desenvolvimento da ciência;
 


c) Entre os egípcios, merece destaque o desenvolvimento da agricultura irrigada às margens dos rios Tigre e Eufrates como fator importante para a centralização do poder;
 


d) Um dos primeiros povos a se destacar na Mesopotâmia foram os sumérios, localizados ao norte da região foram grandes agricultores, condicionados pelos regimes dos rios que formam a região;
 


e) Os assírios, povo que se desenvolveu, na Mesopotâmia, caracterizavam-se pela cultura guerreira e pelos recursos naturais limitados que durante muito tempo não lhes permitiu ir além da sobrevivência.
 

 4- Questão 1 399299 -URCA 2º dia 2018/2  História História Geral: Antiguidade Oriental  Sugira


“A Caldeia foi a última Civilização a apresentar uma cultura mesopotâmica. Em 539 a. C., outro povo conquistou o vale dos dois rios e, logo depois, todo o Império Caldeu, estabelecendo uma civilização realmente nova. A partir de então, pouco se manteve da cultura anterior, sendo introduzidos muitos elementos culturais oriundos de outros povos. Os conquistados não levaram à frente o interesse pela ciência dos caldeus, nem no desenvolvimento da indústria e do comércio, preferindo a conquista e dominação de outros povos”


Sobre os conquistadores que dominaram o Império Caldeu e outras regiões do Oriente Próximo, assinale a alternativa CORRETA.  a) Um dos seus grandes governantes foi Sargão I, rei da Acádia que dominou toda a região do Crescente Fértil após dominar a Caldeia; 

b) O Império dos conquistadores era dividido em vinte e uma províncias, cada uma sob o comando de um sátrapa, ou governador civil;
 

c) Dentre os povos da Antiguidade Oriental, eles se destacaram principalmente no Direito, legando para a posteridade o Código Deuteronômico;


 d) Hoje, seus descendentes lutam por um lugar na Palestina com o apoio dos Estados Unidos para a formação do Estado de Israel;


e) Eram originários das terras do Nilo e se expandiram para o Oriente por conta das crises geradas pelas prolongadas estiagens que marcam a região.



 5-Questão 13 366029-UEA 2017  História História Geral: Antiguidade Oriental


    Às vezes se denomina “Crescente Fértil” a importante região que forma um arco de território desde o Delta do Nilo através da Palestina e do Levante, estende-se a leste ao longo das colinas da Anatólia e termina nas montanhas situadas entre o Irã e o Mar Cáspio, incluindo os vales fluviais da Mesopotâmia.(J. M. Roberts. O livro de ouro da história do mundo, 2001.)

 O excerto descreve um espaço geográfico e histórico em que 


a) constituíram-se os padrões culturais europeus, como o teatro trágico, e as organizações políticas populares, como a democracia.
 


b)  predominaram a uniformidade cultural, com o emprego de um só idioma, e longo período de paz social, com a ausência de guerras.
 


c) ocorreram mudanças culturais significativas, como a invenção da escrita, e políticas, como a formação de Estados.
 


d) permaneceram precários os contatos entre as comunidades, como nas do centro da África, e as atividades econômicas, com a coleta.
 


e) desapareceram as fontes históricas escritas, como os códigos de leis, e registros arqueológicos, como as peças de cerâmica.



6- UCS-RS 2013/2 (HISTÓRIA)

 As civilizações antigas do Oriente Mesopotâmia é um termo de origem grega que quer dizer “terra entre rios”, numa referência às terras situadas às margens dos rios Tigre e Eufrates. 

O país que, atualmente, ocupa a maior parte do território que pertenceu à antiga Mesopotâmia é A.   o Egito.
 B.   o Kwait.
 C.   a Líbia.
 D.   o Iraque.
 E.   a Turquia.
 



7- FATEC-SP 2016/2 (HISTÓRIA) 

 As civilizações antigas do Oriente 


Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (EI) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos. Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia A.foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de cristianismo, monoteísta, cujo principal culto realizava-se em templos monumentais, na região da Palestina.


B. não construíram templos religiosos que tenham resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor que a religiosidade não era um fator significativo nesse período.


C. se organizavam de modo a separar a religião da vida pública, permitindo que os cultos religiosos ocorressem em cômodos anexos às edificações residenciais, no âmbito privado.


D. divinizavam diversos componentes da natureza, como o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a construção de grandes templos.


E-constituíram a primeira experiência histórica de sociedade igualitária e ateia, na qual todos os membros gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em edifícios públicos construídos com diferentes finalidades.



8 Questão 48 112394 -UFRR 2015  História História Geral: Antiguidade Oriental  Sugira


O Iraque, país localizado no Oriente Médio, atualmente, convivendo com instabilidade política e social, bem como, ameaças de grupos terroristas, já foi palco de uma importante civilização da antiguidade denominada Mesopotâmia.
 Sobre esta importante civilização pode se afirmar que:


 a) foi a primeira civilização da História, era formada de povos nômades que mudavam-se constantemente em busca de alimentos;


 b) é considerada o berço da civilização, pois foi o primeiro povo que utilizou instrumentos importantes que, posteriormente, deram origem à medicina;


 c) foi a primeira civilização que cultivou o milho e a cevada dando início assim a agricultura, e o sistema era plantation;


 d) foi pioneira na utilização da escrita, da matemática e da astronomia;


 e) foi a primeira civilização a praticar o cultivo dos alimentos dando início ao que mais tarde chamou-se agricultura, o primeiro e principal produto era o café.



9-Questão 17 387618-UFAM 2014/1  História História Geral: Antiguidade Oriental  Sugira


“O Código de Hamurábi apresenta uma série de penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e as falsas acusações, sempre baseadas na Lei de Talião, que pregava o princípio do ‘olho por olho, dente por dente’”                       (VINCENTINO, C. & DORIGO, G. 2001, p. 47).  


Assinale a alternativa correta. 


a) A Lei de Talião pregava no seu Art. 202, que “se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior terá um terço de seus dentes arrancados diante da Assembleia popular”.


 b)  O Código de Hamurábi é o primeiro código de leis escritas de que se tem notícia, o qual foi elaborado pelo rei Hamurábi da Babilônia, por volta do século XVIII a.C.


 c)  Os zigurates eram grandes extensões de terras agrícolas, propriedades privadas protegidas pelo Código de Hamurábi e disciplinados pela Lei de Talião, desde o Primeiro Império Babilônico.


 d) Decepcionado com os resultados das aplicações do Código de Hamurábi, o rei Hamurábi disse: “o boi conhece o seu proprietário e o jumento o dono de sua manjedoura, mas Babilônia não me reconheceu, o meu povo não me entende”.


 e) O Código de Hamurábi foi baseado em antigas leis mosaicas, compunha-se de 282 artigos, 33 dos quais se perderam devido à deterioração das colunas de pedra onde estavam escritos,em caracteres hieroglíficos.
 


 10- Questão 1 83873- UFRGS 4 DIA HIS - MAT 2013  História História Geral: Antiguidade Oriental  Sugira


Durante o reinado de Hamurábi na Babilônia (1792 – 1750 a.C.), foi escrita uma relação de sentenças legais que, modernamente, é conhecida pelo nome de Código de Hamurábi. O objetivo da obra era


 a) estabelecer uma ordem constitucional para fundar o Estado imperial mesopotâmico.


 b) enaltecer a pessoa do rei, associando-a ao poder, à justiça e à sabedoria.


 c) proporcionar aos cidadãos do império um código legal universal e aplicável a todas as situações conflituosas.


 d) impor a lei do Talião como norma exclusiva para a ordem constitucional mesopotâmica.


 e) promover a igualdade jurídica entre todos os súditos do rei.       








RESOLUÇÃO COMENTADA  

Questão 1-   Correta: C = A primeira coisa que devemos analisar são as afirmações, as pistas que a questão dá, logo ali no início já diz o primeiro documento escrito da História, automaticamente eu já consigo associar aos mesopotâmicos (escrita= Mesopotâmia) aos sumérios  que possuem  a escrita mais antiga já conhecida, mais adiante já aparece mais duas informações que confirmam  isso, onde é falado das tábuas de argila com figuras abstratas  é até mesmo dito que se trata da escrita cuneiforme , essa escrita que era feita em  tábuas de argila mole onde eram gravadas com  uma espécie de estilete de ponta em formato de cunha  figuras abstratas. Continuando o autor ainda cita Uruk uma cidade antiga Suméria bastante conhecida, cita também o rio Eufrates, e o Iraque, deixando bem explicito sem sombra de dúvidas que Ele se refere a Mesopotâmia.



Questão 2- Correta EPrimeira coisa que vocês tem que ter atenção  é olhar o que a questão está pedindo, nesse caso ela quer saber sobre os povos e a região da Mesopotâmia,  preste bem atenção nisso, pois  assim você já pode ir eliminando as questões que não trabalharem com as 2 coisas juntas e fica muito fácil por eliminação saber a questão correta! Olhe a  alternativa A e a B só estão trabalhando com as características da região então não podem estar corretas, porque não se encaixam no que o enunciado da questão está pedindo, a alternativa C se contradiz completamente, não faz sentido porque  tanto a agricultura como  o artesanato exigiam bastante  mão de obra que era toda manual não havia maquinário e tecnologia,  o trabalho era árduo ocupando dessa forma muito o tempo dos trabalhadores  e a D está se referindo as conquistas e a economia então obvio, sobrou a E que fala da agricultura irrigada como característica da região e usa a palavra  aumento demográfico=  população! 




   Questão 3 - Correta E= Seguindo  o que eu já abordei aqui,  uma dica valiosa- circule o que a questão pede primeiro,  essa está pedindo a sociedade, muita atenção na hora de eliminar as questões que não tratam do tema hein!   Vamos lá, a letra a, traz o Rio Amarelo como localizado na Mesopotâmia olha o absurdo! O Rio Amarelo é localizado  na China! A letra b, traz a religião desses povos como monoteísta, crença em um Deus só,  esses povos eram politeístas acreditavam em várias divindades. A letra c não aborda a sociedade, a d até aborda, porém, traz os sumérios localizados ao norte da Mesopotâmia, o que está errado, pois viviam na região sul,  sobrou então, a e, que fala dos assírios- povo guerreiro que por conta dos poucos recursos da  região que era rica em minérios principalmente o  ferro se utilizou da guerra como maneira de crescer e dominar outros povos.
     

    Questão 4- Correta BNessa questão o foco é sobre os conquistadores dos caldeus, que foram quem se lembra mesmo? Foram os persas! No entanto,  note que não está expresso a palavra persa em nenhuma alternativa, e agora? Calma! Porque foi dado uma característica muito lembrada desses povos: os sátrapas os governantes de cada província persa, de cada satrapia, dessa maneira,  por meio de  associação facilmente você já resolve essa questão eliminando as outras opções, por isso é muito importante tentar guardar as características principais de cada povo, mapas mentais são ótimos pra isso! E não se desespere, logo  terá vídeo aula especifica sobre os persas  no Canal e posteriormente resumo de conteúdos aqui no Blog também!



    Questão 5- Correta C Essa questão está centrada no Crescente Fértil,  você precisa ter uma noção geográfica da onde ela está falando, porque assim, por eliminação você saberá que a A está se referindo aos gregos, quando cita a democracia ateniense especificamente, e Atenas não ficava no Crescente Fértil, pelo inicio da B já se deduz  também que ela está incorreta, pois nessa região viviam vários povos diferentes, sumérios, egípcios, babilônicos, etc, A c já cita  a invenção da escrita, característica dos sumérios, povos da Mesopotâmia que também são conhecidos pela formação das primeiras civilizações das (Cidades –Estados), cidades independentes entre si  e para confirmar a d e a e, são totalmente infundadas porque como sabemos   havia troca comerciais e contatos entre esses povos diversos e pelo fato que entre as fontes sobre esses povos estão justamente as famosas placas de argila com a escrita cuneiforme, além de vários artefatos. 


     Questão 6 - Correta D= Essa questão necessita também de orientação geográfica, pois é óbvio que é o Iraque,  no entanto, dá para ir por eliminação  se você não souber,  pois o Egito não fica no Oriente Médio, fica no norte da África, mas não confunda  o fato do Egito fazer parte do Crescente Fértil também,   pois essa região ocupa um grande território e a questão aborda  especificamente o Oriente Médio que fica dentro do Crescente Fértil, ok? O Kwat fica na Península Arábica, o Líbano você pode associar aos  fenícios, e a Turquia aos povos turcos. No entanto,  destaco se você não tiver noção de localização geográfica.  corra atrás de aprender, pois  é muito importante!


Questão 7 - Correta D=    Identifique primeiro o que está pedindo a questão, citou a religião  mas  destacou o quê? A destruição dos sítios arqueológicos porque batiam de frente com o Islamismo,  a pergunta é por que batem de frente? Porque esses povos, entre outros aspectos, óbvio,  não eram monoteístas eram politeístas, já tem ai uma informação importante, fora que a questão cita que foram destruídos diversos sítios na Palestina e na Síria indicando que havia muitos e diferentes templos!  Portanto a opção que se encaixa é a d, pois,  esses povos da Antiguidade também frequentemente relacionavam os seus deuses a elementos da natureza.






    Questão 8 - Correta D    A questão 8 quer saber das principais características da Mesopotâmia, por que ela é  tão estudada e conhecida? Você já automaticamente deve se lembrar da escrita, e uma curiosidade para vocês associarem também é que os mesopotâmicos  inventaram o horóscopo, portanto se dedicaram a astronomia, e a matemática também, pois se a escrita foi inventada devido ao comércio, é  obvio que para contabilizar esse comércio  realizado com outros povos eles tiveram que realizar operações,   surgindo dessa maneira  a matemática !




     Questão 9- Correta B= O  Código de Hamurabi  é famoso  por ser  um dos primeiros códigos de leis escritas encontrado e pelo Principio de Talião   "olho por olho dente por dente", onde você receberia sempre um castigo igual ao crime cometido, considerando isso eu já posso eliminar a letra a que traz uma informação errada. Já a C  foge do assunto completamente, até porque zigurates são construções, (templos) não extensões de terra; a letra e fala que o código foi escrito em hieróglifos e que se perdeu  no tempo, totalmente errado, pois a escrita da Mesopotâmia era a cuneiforme! A d é totalmente sem fundamento também pois,  se esse código de leis tivesse "dado errado" não seria tão conhecido e estudado hoje , obvio, então, a resposta certa é a b. 


Questão 10 - Correta BAinda sobre o Código de Hamurabi essa questão quer saber  o objetivo, o porquê ele foi criado? Essa questão é a aquela você tem que ter atenção ao termos empregados hein! Olha a letra a falando em constitucional, termo que surge só com o Iluminismo no século XVIII então  é totalmente errado usá-lo para esse tempo! Olha a letra c falando em código universal,  por esse termo já está errada óbvio! Não se pode dizer que as leis  eram universais  nesse período, a d fala que somente havia o Princípio de Talião  mas sabemos  que havia diversas leis  (282 precisamente) essa era apenas a mais conhecida, a e fala de igualdade jurídica, o que está errado pois a punição pelos crimes estava relacionada à posição social ocupada pelo criminoso, e lembre-se:  um rei  faz leis para centralizar o poder nas suas mãos, para controlar, para ser autoridade reconhecida, então obvio,  a resposta correta é a letra b. 



   
Ainda ficou com dúvidas?  Assista aos vídeos  no Canal onde eu respondo questão por questão, aposto que facilitará sua aprendizagem!




   


   


Fonte: enem.estuda.com










 

Comentários

  1. Parabens amei suas questões, muito bem elaboradas! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir

Postar um comentário