Feudalismo - Parte II - ATIVIDADES

Atividades: 

1) A palavra feudo é de origem germânica e seu significado está associado ao direito que alguém  possui sobre um bem, geralmente sobre a terra.

2) O feudo era a unidade de produção do mundo medieval e onde acontecia a maior parte das relações sociais.


3) A organização dos feudos baseou-se em duas tradições: uma de origem germânica, comitatus, e a outra de origem romana, o colonato Explique:
Pelo comitatus , os senhores da terra, unidos pelos laços de vassalagem, comprometiam-se a ser fiéis e a honrar uns aos outros. No colonato, o proprietário de terras dava proteção e trabalho aos colonos que, em troca, entregavam ao senhor parte de sua produção.


4) A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.

5) Como estava dividida a sociedade medieval?
A sociedade medieval estaria dividida em três  ordens: a Igreja, Primeira Ordem, tinha a função de orar; os nobres pertenciam à Segunda Ordem, com a missão de garantir a segurança, ou seja, guerrear; e a Terceira ordem era composta pelos trabalhadores, que deveriam prover as necessidades das duas primeiras ordens.

6) A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente

7) As cruzadas eram movimentos de expansão militar cristã.

8) Duas cidades se destacaram no comércio marítimo, tornando-se exceções a esse sistema feudal, são elas: Gênova e Veneza.

9) A que se deve o renascimento urbano?
No século XI. com a ampliação do comércio e a expansão dos espaços urbanos, o cenário medieval se modificou. esse processo foi estimulado pela produção de excedentes agrícolas e pela reconquista de territórios sob o domínio muçulmano, novos habitantes foram atraídos pelos entrepostos comerciais




Vídeos sobre o Conteúdo: 









Comentários