Independências: África e Ásia (9º ano )




 Primeiro cabe destacar que os processos de independência da África e da Ásia não foram homogêneos, ou seja foram diferentes, ocorrendo assim de duas formas: Através da via pacífica, onde a potência dominadora concedia a liberdade administrativa e política porém ainda mantinha o controle econômico e pelo uso da violência, através de lutas para se conseguir a independência.

Relembrando...
  • Houve o Imperialismo no século XIX (movimento onde as grandes potências da época disputaram colônias e áreas de influências na Ásia, África e América Latina, em busca de riquezas minerais, terras, mão de obra, matérias-primas e produtos consumidores.
  • Foi somente após a Segunda Guerra  (1945) que essas colônias conseguiram suas independências.


 Motivos das Independências


  • A luta desses povos asiáticos e africanos; 

(Lembrando que todo domínio que ocorreu nesses territórios não foi pacífico, houve uso de violência, terras foram tomadas,  houve trabalho forçado,cobrança abusiva de impostos e racismo), tudo isso provocou revolta nos povos dominados.
  • As potências estavam enfraquecidas;
Depois da Segunda Guerra esses países buscavam apenas reconstruir-se.

  • A força dos movimentos do Pan-Africanismo e Negritude;
Pan-Africanismo: Movimento político-ideológico de resistência que buscava mudar a situação dos negros, liberta-lós da pobreza e da opressão. Onde pregava-se que a África era a "nação- mãe dos negros" e todos deveriam retornar, por isso, devia-se recuperar a " África para os africanos".
Negritude: Movimento político-literário  que defendia a valorização das culturas negras e rejeitava qualquer forma de dominação.

Independência na Índia
  • Principal Líder : Mohandas Gandhi, o Mahatma (Grande Alma), que propôs  uma resistência pacífica, uma tática baseada na desobediência civil (não comprar e usar produtos ingleses, desobedecer as leis injustas e não pagar impostos). Essa resistência ganhou popularidade e o governo inglês decidiu negociar a independência. Em 1947, surgiram três países independentes: Índia (Hindu), Paquistão (Muçulmana) e Bangladesh.


Vale ressaltar que houve muita violência e mortes, pois a Inglaterra reagiu violentamente a estratégia indiana de boicote aos ingleses. 


Independências no continente africano

Gana: Região composta de diversos etnias africanas que se uniram contra o colonialismo inglês que sempre empenhou-se em mante-las separadas. Para lutar pela independência se utilizaram da técnica da resistência pacífica de Gandhi.


Congo: Eram uma colônia da Bélgica que conseguiu sua independência através de associações, greves e manifestações de rua.  

Angola, Moçambique e Guiné-Bissau: Colônias de Portugal, enfrentaram uma verdadeira guerra pela independência que só terminou com a  queda da ditadura de Salazar em Portugal.

África do Sul: Enfrentou forte regime segregacionista: o Apartheid- regime imposto pela minoria branca que obrigava os negros a morar, estudar e frequentar lugares separados dos brancos. A luta pela libertação ocorreu por meio de uma organização (Congresso Nacional Africano) no qual fazia parte Nélson Mandela, que somente em 1994 consegue por fim ao apartheid se tornando  o primeiro presidente eleito.









Resultado de imagem para independencia na india




Resultado de imagem para nelson mandela






Vídeos Indicados: 









Comentários