Continuação das atividades sobre Ditadura Militar (governos)



 Complete: 

1- Jânio Quadros era impopular e desagradava tanto o povo como a elite, não tinha assim governabilidade.

2- Depois da renuncia de Quadros com alguns contra tempos Goulart assume o governo porém através do sistema do Parlamentarismo que só terminou em 1963 através de um plebiscito

3- Goulart queria realizar as Reformas de Base, porém, essas por sua vez, desagradavam a elite brasileira que por meio de um golpe depuseram Goulart e instauraram a Ditadura no Brasil. 

4-Durante toda a Ditadura os militares usaram os atos institucionais para governar. Durante o governo do primeiro militar, Castelo Branco, foram baixados quatro atos institucionais. 

5- O AI1 cassava os direitos políticos dos opositores. O AI2 extinguiu os partidos e instaurou o bipartidarismo. O AI3 estipulou que as eleições para governador seriam indiretas e o AI4 aprovou a Constituição de 1967.

6- Os dois grupos de militares que se revezavam no poder eram os Sorbones e os da linha dura.

7-Durante o governo Costa e Silva foi baixado o AI5, o mais opressivo. que dava plenos poderes ao presidente que fechou o Congresso, cassou políticos eleitos pelo povo, demitiu e transferiu funcionários públicos, decretou o estado de sítio e suspendeu o habeas corpus

8-Foi no governo Médici que repressão chegou a seu auge, houve perseguição aos "subversivos", criação do SNI e do DOPS.

9- Foi com o governo Geisel que houve a promessa que a Ditadura acabaria de forma: lenta, gradual e segura

10- Foi durante o governo de João Figueredo que foi aprovada a Lei da Anistia (perdão a  todos os crimes ocorridos na Ditadura). 

Comentários