Nova Ordem Mundial - Atividades I- Globalização

1- O que é Globalização?
Processo histórico crescente de interligação politica, econômica, social e cultural entre os diferentes povos e países. 

2- O que foi a Terceira Revolução Industrial?
Se trata de uma Revolução Técnico- Cientifica Informacional (com inovações no processo de automação e biotecnologia. 

3- Quais são as principais características da Globalização? 
- Internacionalização da produção- onde se cria o produto no país de origem mas se produz e distribui no exterior (ex: Nike criada nos EUA mas sua produção ocorre no Sudeste Asiático).
2º- Aumento crescente da circulação de capitais- Muito dinheiro circula pelo mundo, mas o dinheiro investido em aplicações é chamado de capital especulativo e o dinheiro usado para financiar a indústria e o comércio é chamado de capital produtivo.
3º- Aumento extraordinário do comércio mundial- Onde há uma integração cada vez maior dos mercados, devido a abertura dos mercados da China para os Tigres Asiáticos e a formação das Organizações Internacionais (ex: OMC) e a adoção do Neoliberalismo.

4- O que é o Neoliberalismo?
É uma doutrina política baseada na livre concorrência entre as empresas e os países; menos intervenção do Estado na economia; privatização das empresas; abertura do mercado nacional as mercadorias e capitais estrangeiros e diminuição dos gastos públicos (ex: com seguro desemprego, auxílio doença,etc).

5- A Globalização caminhou ao lado da revolução dos meios de comunicação, sendo o maior deles a internet que favoreceu a formação de uma cultura global



Comentários