Américas Conquistadas

1- Cristovão Colombo em 12/10/1942 chegou à América, colocando assim, o Novo Mundo nos mapas europeus.

2- Por que América?
Foi uma homenagem ao navegador Américo Vespúcio, que como agente financeiro da Casa Bancária de Lorenzo e Médici, financiou os recursos necessários para a viagem de Colombo.

3-Explique porque alguns historiadores defendem que Portugal já sabia da existência de terras que viriam a ser o Brasil antes da viagem de Cabral.
Portugal foi contra a divisão das terras além-mar realizada pela igreja através da Bula Inter Coetera, resultando em um novo tratado, o de Tordesilhas, que ampliava de 100 para 350 léguas as posses de Portugal no Atlântico e também porque na carta de Pero Vaz de Caminha não há demonstração de "surpresa" perante o achamento das novas terras.


4- Hoje em dia utiliza-se o termo achamento pois acredita-se que os portugueses já presumiam a existência dessas terras e também porque esse termo descobrimento, desconsidera toda a dinâmica de vida das populações que já habitavam essas terras, dando a impressão que o Brasil era desabitado.

5- De 1500 à 1530 os portugueses fundaram feitorias ao longo da costa brasileira para explorar o Pau-Brasil, porém o trabalho era feito pelos nativos em troca de mercadorias portuguesas, esse comércio era chamado de escambo.

6- Os portugueses não compreendiam a cultura dos Tupis, diziam com frequência que os nativos não tinham fé, lei e rei, pois não sabiam pronunciar as letras F,L e R. Temos sempre que tomar cuidado para não cometermos o anacronismo (julgar outra cultura com base na nossa cultura).

7- O povoamento do Brasil dependeu sobretudo no século XVI, do envio de degradados. 

8- Já os espanhóis tiveram que se defrontar com o poderoso império astecas , que se localizava na área do atual méxico, na mesoamérica.

9- Como os espanhóis conseguiram subjugar os impérios astecas e inca?
Não foi devido a superioridade bélica dos espanhóis mas ao pânico que essas armas causaram nos nativos (canhão, cavalo), pois esses povos tinham mitos e os espanhóis foram vistos como "sinais do fim do mundo, foram realizadas também alianças com grupos rivais e é claro os espanhóis trouxeram doenças aos nativos que foram fatais, porque estes, não possuíam imunidade. 



Comentários

  1. Hehehe decorei isso o conteúdo após uma boa leitura e decorar os pontos chaves acaba ficando bem entendido e fácil de explicar e lembrar

    ResponderExcluir

Postar um comentário