Atividades I- BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL (Governo Collor)


1- No último ano do governo Sarney, o povo brasileiro encontrava-se insatisfeito, por quê?
Devido às denúncias seguidas de corrupção envolvendo membros do governo e a situação social do país, houve protestos, greves e saques à lojas e supermercados.


2- Quem concorreu a eleição presidencial de 1989?
Fernando Collor de Mello ("caçador de marajás e protetor dos descamisados") contra Luiz Inácio Lula da Silva (origem operária).

3- Quem venceu essa eleição? E qual o principal motivo?
Collor, que conhecia o poder da TV e soube utilizá-la a seu favor e subir nas pesquisas eleitorais.


4- Para resolver o problema da inflação em 1990, o que o presidente Collor?
Lançou o Plano Color, que possuía quatro pontos: 1º : bloqueou por 18 meses todo dinheiro acima de 50 mil cruzados depositados nas contas bancárias; 2º: congelou os preços, demitiu funcionários públicos e elevou os impostos; 3º: Elevou os juros com o objetivo de diminuir o consumo; 4º: Eliminou impostos sobre as importações (entrada de muitos produtos estrangeiros no Brasil).

5-O Plano Collor deu resultados?
Não. A Inflação caiu para 10% ao mês, porém, as vendas no comércio caíram e as indústrias faliram, houve redução dos salários e desemprego, a economia entrou em recessão (crise persistente).

6- Qual foi o desfecho do governo Collor?
A insatisfação popular aumentou ainda mais quando foi descoberto  o esquema PC (rede de corrupção), a população reagiu com manifestações públicas (os caras-pintadas) e exigiram o afastamento de Collor que sofreu impeachment em 1992.

Comentários