Atividades II- Os Novos Polos de Poder

1- O Japão se apresenta hoje como uma das principais potências econômicas do mundo, com uma das menores taxas de mortalidade infantil e uma das expectativas de vida mais altas do planeta.

2- A China desde 2010 tornou-se a segunda maior economia do planeta, atrás só dos EUA, sua economia é a socialista de mercado e ainda é governada pelo Partido Comunista.

3- A Índia vem crescendo muito economicamente, se destacando na produção associada a tecnologia, biotecnologia, produtos químicos, medicamentos, joias de luxo e softwares.

4- Quais os principais blocos econômicos existentes?
União Europeia (UE); Cooperação Econômica da Ásia  e do Pacífico (APEC); Bloco Transcontinental ; Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC; Bloco Africano; Mercado Comum do Sul (Mercosul); Bloco Econômico Sul-Americano (Brasil) e o Tratado Norte Americano de Livre Comércio (Nafta).

5- Uma consequência negativa da globalização é o aumento do desemprego, onde as empresas vem substituindo homens por máquinas. Porém vem surgindo também novos empregos que exigem maior grau de instrução e qualificação.

6- Hoje em dia podemos falar que a ordem mundial é multipolar.



Comentários