Colonização Espanhola e Portuguesa









1- Os espanhóis não ficaram sem os cobiçados metais preciosos, pois com a conquista dos impérios Asteca e Inca pilharam seus tesouros além de destroçarem a maior parte de seus patrimônios culturais.


2- Terminada a fase de saque, segue-se a montagem da exploração mineradora. O sistema de trabalho adotado foi a encomienda.

3- Sobre os portugueses, seus desenvolvimentos marítimos os colocaram como articuladores de uma grande rede comercial que ligava 4 continentes: Europa, África, Ásia e América. 


4- Por que os portugueses voltaram sua atenção para o Brasil após três décadas apenas explorando o Pau-Brasil?
Porque no século XVII Portugal sofreu o assédio dos muçulmanos a Índia (ao comércio de especiarias) e teve  assim gastos com a defesa de seus territórios orientais e também porque os franceses constantemente ameaçavam invadir a costa brasileira.

5-O primeiro sistema de colonização do Brasil foram as Capitanias Hereditárias. A primeira economia produzida no brasil foi o açúcar, que foi plantado pela primeira vez na Capitania de São Vicente.

6- De início foram utilizados nos engenhos a mão de obra nativa, mas no século XVII a economia açucareira passou a depender do tráfico de escravos africanos.

Comentários