Exercícios de Vestibular Comentados- Pré-História


Exercícios de Vestibular- Pré-História




1-  Questão 15 301900 FATEC 2018/2- Aproximadamente 12 mil anos atrás, a última era glacial chegava ao fim. Nesse período, os grupos humanos da região do chamado “Crescente Fértil” já haviam aperfeiçoado o uso de ossos, madeira e marfim para fabricar agulhas com furos, arpões, lanças, pontas e garfos e, usando pedras polidas, começaram a fabricar enxadas, foices, pilões e machados, inaugurando um período que chamamos de Neolítico.

Esse período é caracterizado principalmente pela

a)  descoberta do fogo e pela invenção da escrita.

b) descoberta da fundição dos metais e pelo surgimento das primeiras cidades.

c) invenção da agricultura e pela sedentarização dos primeiros grupos humanos.

d)  invenção da roda e pela mecanização da produção agrícola.

e)  invenção dos números e pelo surgimento do capitalismo.




2- Questão 16 222084 UNINTA 2016/2  História Geral: Pré-História.  A “Pré-história” é um período que expressa as produções humanas observadas ao longo da história sem a intervenção da escrita, através da observação de símbolos, pinturas rupestres, fósseis, sítios arqueológicos, fragmentos de cerâmica, dentre outras coisas.

Sobre esse período podemos afirmar que:

a) O período paleolítico também é conhecido como pedra polida.

b) O período neolítico pode ser chamado de pedra lascada.

c) O sedentarismo, a produção agrícola e a domesticação de animais estão inseridos no período neolítico

d)  As pinturas rupestres surgiram na Idade dos Metais.

e) O desenvolvimento da agricultura ocorreu no período paleolítico.





3- Questão 37 80431 UNEMAT 2013  História Geral: Pré-História. No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo.

O fragmento permite identificar que o acontecimento relatado ocorreu no período: 

 a) Paleolítico, quando ocorreu a primeira revolução agrícola. 

 b) Mesolítico, quando ocorreu a primeira revolução agrícola.

 c) Neolítico, também conhecido por revolução agrícola.

 d) Mesolítico, marcando o domínio do homem sobre a natureza.

 e) Neolítico, período em que os homens passaram a ser nômades.




4- Questão 72 240313 UECE 2° Fase 2°Dia 2011/2  História Geral: Pré-História.   Considera-se a Pré-História o período de maior duração na História. Corresponde ao surgimento do ser humano no planeta Terra e se estende até a criação da escrita, aproximadamente 4000 a.C. A longa duração dessa fase fez com que se convencionasse dividi-la em períodos distintos: o Paleolítico, o Mesolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Sobre o Período Neolítico, é correto afirmar-se que é

a) conhecido como Idade da Pedra Polida e marcado pelo desenvolvimento da agricultura e pela domesticação de animais.

b)  conhecido como Idade da Pedra Lascada e caracterizado pela larga produção de artefatos em madeira, osso ou pedra lascada.

c)  caracterizado pelo avanço de uma indústria lítica e pelo gradual desaparecimento de artefatos feitos com ossos.

d)  considerado a fase de transição da Pré- História para a História, pois nesse período desenvolveu-se a técnica da fundição.




5-  Questão 297632 UFRR Etapa 1- 2018  História Geral: Pré-História. Assinale a alternativa que corresponde às características do homem no Paleolítico:

a) praticava a agricultura e o comércio nos pequenos núcleos urbanos.

b) desenvolvia grandes sistemas de irrigação e drenagens, com complexas construções em formas de pirâmides.

c) trabalhava na metalúrgica, em especial, na fabricação de armas de guerra e instrumentos agrícolas.

d) vivia de atividades como a caça e coleta de frutos silvestres, habitando em regiões de savanas e utilizando acampamentos provisórios.

e)  abandonou a caça e a coleta, tornando-se sedentário no desenvolvimento de práticas agrícolas e do pastoreio.












































GABARITO

1-C 
2-C  
3-C  
4-A   
5-D


Questões comentadas:

1- As duas principais características do Neolítico foram sem dúvidas- A invenção da agricultura  que consequentemente resultou na sedentarização, ou seja, fixação no mesmo local, pois o homem deveria agora esperar a colheita do que semeou. 


2- Além da invenção da agricultura e da sedentarização outra característica do Neolítico também foi a domesticação de animais, onde esperando as colheitas os homens começaram a cercar em pastos os animais mais dóceis diminuindo dessa maneira a frequência e necessidade das caçadas. 


3- A invenção da agricultura no Neolítico também é considerada historicamente a Primeira Revolução Agrícola, a Segunda  só ocorreu na Europa entre os séculos XVIII e XIX devido ao incremento de novas ferramentas, técnicas e tecnologias de produção.


4- Vale destacar que o próprio termo Neolítico significa: Neo- novo, Lítico- pedra, período da pedra nova ou polida, pois nesses tempos os homens começaram a dar um melhor polimento  e maior acabamento as suas ferramentas e utensílios. 

5- Já o Paleolítico é caracterizado pela subsistência, onde o homem apenas retirava da natureza o necessário para sua sobrevivência, coletando, caçando e pescando,  pois não conhecia ainda a agricultura, portanto, era nômade habitando as savanas africanas, principalmente se abrigando em cavernas,  se retirando de um local sempre que os recursos se esgotassem. 




Quer saber Mais? Acesse: 



Comentários