Introdução a História (Resumo)


Introdução a História




A  palavra História  é de origem grega é significa "pesquisa, investigação", sendo considerada normalmente  como a ciência que se dedica  ao "estudo do homem no tempo e no espaço", ou seja,  buscando  estudar e entender o passado humano. 
Mas para que serve a História?   A História é muito importante, pois “se pensarmos sobre o passado, compreenderemos o presente e idealizaremos o futuro”, frase do famoso historiador grego, Heródoto, conhecido como o “pai da História”,  que quer dizer mais ou menos o seguinte: quanto  mais se aprende sobre o nosso passado, mas se entende o nosso presente e tudo que nos cerca,  desse modo  há a possibilidade de construir um futuro melhor.
No entanto, não há como voltar no tempo para saber exatamente como se deu o passado, não  existe ainda uma máquina que nos leva de volta ao passado, mas existe o historiador, que é o profissional que se dedica a estudar o passado mais profundamente e ele faz isso tentando reconstruí-lo através de vestígios desse passado que chamamos de fontes históricas.
Uma fonte Histórica é tudo aquilo que traz informações sobre o passado, que serve para tentar reconstruí-lo. 
Existem diversos tipos de fontes históricas como:
  • Documentos escritosCertidões, cartas, testamentos, livros, jornais, revistas, entre outros.
  • Relatos Orais – Entrevistas, lendas, etc.
  • Fontes materiais – Pedras, cerâmicas, objetos, entre outros.
  • Fontes audiovisuais e sonoras – Cinema, televisão, dvd’s, cd’s, etc.
  • Fontes visuais – Imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade, entre outros.



 Outra coisa muito importante sobre a História é  justamente entendermos como ocorre a contagem do tempo, por exemplo, nós  no Brasil utilizamos o Calendário Cristão, como o próprio nome já diz, baseado no nascimento de Jesus Cristo, portanto , o nascimento de Cristo marca o ano 1, dessa maneira,  o tempo depois do nascimento de Cristo é contado em ordem crescente , ou seja,  do menor para o maior (1, 10, 100, 2019)  e o tempo antes do nascimento de Cristo é contado em ordem decrescente, do maior para o menor (4000, 25000, 100, até o ano 1) e se utiliza as siglas a.C para indicar o tempo antes de Cristo e d.C. para depois, apesar de não ser muito comum  sua utilização, pois já se subentende-se que se trata do tempo após o nascimento de Cristo.

Como saber a qual século determinado ano pertence?

 Lembra que o marco do Calendário Cristão é o nascimento de Cristo? Então todo século começa no  1 e termina no 0. Mas vou ensinar agora um macetinho que você nunca mais vai esquecer! 
É o seguinte, vocês  devem  primeiro sempre olhar nos dois últimos números, se terminar em dois (=00)  basta repetir os dois primeiros números, então, por exemplo,  1500 é século 15,  pois termina em 00, mas e senão terminar em dois zeros? É simples, não se desespere, basta você somar mais um, por exemplo, 1530 não termina em dois zeros, então eu olho nos dois primeiros números , 15, e automaticamente somo com mais um, então 1530 é século 16, pois 15 + 1 (≠ 00) e 2019 ? Como não termina em dois zeros, fácil soma-se mais um, 20 mais um, século 21, não  se esqueçam hein!
Porém como o tempo é representado na História? O tempo é convencionalmente representado através  da linha do tempo









Onde do aparecimento do homem até a invenção da escrita a mais ou menos 4.000 anos antes de Cristo convencionou-se chamar de "Pré-História";  Da invenção da escrita até  a queda do Império Romano do Ocidente em 476 (com capital situada em Roma)  a Historiografia Tradicional denominou de Idade Antiga; Após encontra-se a Idade Média que começa com a queda do Império Romano do Ocidente e termina com a queda do Império Romano do Oriente em 1453 (com capital em Constantinopla); O próximo período é denominado de Idade Moderna que começa com a queda do Império Romano do Oriente e vai até a Revolução Francesa em 1789, o ultimo período é a Idade Contemporânea que se iniciou com a Revolução Francesa e permanece até os dias atuais.
Lembrando, portanto, que essa divisão só  foi realizada no século XIX  e é muito criticada por considerar a  Europa como base de toda história da humanidade.




Quer saber mais? Acesse: 




Comentários